Suspensão

Suspensão do carro: conheça as peças e a importância da manutenção

A suspensão do carro é um conjunto de peças fundamentais para o controle da direção e a estabilidade do veículo. Para garantir o bom funcionamento desse sistema, é preciso fazer inspeção periódica das peças da suspensão, a fim de descobrir e corrigir qualquer falha que comprometa o seu veículo.

Nesse texto, explicamos rapidamente a função de cada peça e a importância da manutenção desses itens para sua segurança.

Molas

A mola é o principal elemento elástico da suspensão do carro, responsável pela sustentação do peso do veículo e pela manutenção da altura, o equilíbrio e a estabilidade em curvas ou freadas. Por ser muito flexível, é a mola que absorve o impacto causado por irregularidades do terreno.

Essa peça deve ser substituída a cada 60 mil quilômetros ou quando sinais de danos são identificados, como batida de elos, ferrugem, trincas, quebras e/ou desnível frontal, traseiro ou lateral no veículo.

Amortecedores

Esse item suaviza as irregularidades do solo junto à mola. O mau funcionamento ou desgaste dessa peça dificulta o controle do veículo em curvas, freadas e causa desgaste prematuro dos pneus e outros componentes da suspensão, ameaçando a estabilidade e segurança do carro. Para evitar falhas, os amortecedores devem ser trocados preventivamente a cada 40 mil quilômetros.

Coxins

Instalado na junção do amortecedor com o veículo, o coxim dá apoio ao conjunto da suspensão automotiva, absorvendo ruídos, choques e vibrações. Apesar de ter função secundária, o coxim sofre forças de compressão e rolamento durante a condução do veículo e, por isso, não pode ser ignorado durante a manutenção. Um coxim comprometido afeta a estabilidade do veiculo, causa ruídos na cabine e altera o alinhamento.

Bandejas de suspensão

A bandeja é um subconjunto da suspensão do carro, que liga as rodas do veículo ao chassi. A peça mantém amortecedores, molas e rodas alinhados, garantindo que os pneus se movimentem verticalmente, e suporta as forças laterais geradas nas curvas. Bandejas com folgas nas buchas ou nos pinos provocam desalinhamento e desgaste nos pneus, por isso, a peça deve ser avaliada periodicamente.

Pivô de Suspensão

Também chamado de pino esférico, o pivô de suspensão é conecta o chassi do carro aos componentes móveis, permitindo o movimento angular das rodas. Quando um desses pivôs é danificado, perde-se a conexão do sistema de direção com as rodas. A peça não exige troca preventiva, mas deve ser examinado regularmente para detectar irregularidades.

Buchas

A função das buchas de suspensão do carro é absorver a vibração das peças, reduzindo a emissão de ruídos. Os acessórios ficam localizados em diversos componentes da suspensão traseira e dianteira, como bandejas e amortecedores.

Braço de Direção

Também chamado de terminal axial, o braço de direção é um componente articulável que liga a caixa de direção às rodas. Essa peça não exige troca recorrente, mas pode sofrer desgaste prematuro. A avaliação desse elemento deve estar incluída no exame da suspensão e direção, feita a cada 10 mil quilômetros.

Kit suspensão

Responsável por proteger o selo de vedação e a haste contra a ação de partículas sólidas e a corrosão, o kit de suspensão é composto por uma coifa protetora e um batente de poliuretano. As peças protegem o selo de vedação e auxiliam a mola na absorção dos impactos, controlando pancadas e solavancos na suspensão.

Listamos os principais carros das marcas citadas acima que trabalhamos nesse serviço:

Audi: A1,A3,A4,A5,A6,A7,A8,Q3,Q5,Q7,R8,R8 GT,S3,S4,S5.

BMW – SERIE 1, SERIE 2, SERIE 3, SERIE 4, SERIE 5, SERIE 6, SERIE 7 , SERIE 8, X1 ,X3 ,X4 ,X5 ,X6 Z3,Z4,Z8,I3,I8.

Chevrolet – Agile,Astra,Blazer, Capitiva,Cruze, Corsa, Celta, Classic, Cobalt, Montana, Meriva, Prisma, Onix, Bolt, Cobalt, Cruze, Equinox, S10, Spin, Tracker, Trailblazer, Vectra, Zafira.

Fiat: Argo, Cinquecento, Cronos, Uno, Doblo , Ducato, Fiorino,Freemont, Grand Siena,Idea,Linea, Mobi Palio, Palio Weekend, Punto,Stilo, Siena , , Strada , Toro, Uno.

Land Rover: Defender,Discovery, Discovery 3, Discovery 4 , Discovery 5 , Discovery Sport, Freelander, Freelander II , Ranger Rover, Ranger Rover Evoque, Ranger Rover Sport, Ranger Rover Velar.

Volkswagen: Amarok, Croos fox, Eos, Fox, Gol,Golf, Jetta, Kombi, New Beetle,Parati, Passat, Polo, Saveiro, Spacefox,T-Cross, Tiguan , Up! , Virtus , Voyage.

Ford: Courrier,Ecosport,Edge, F250, Fiesta, Focus , Fusion , Ford Ka , Mondeo, Ranger, New Ka, New Fiesta,Ranger

Hyundai: Accent, Atos, Azera, Coupe, Creta, Elantra, Galloper, Eqqus, Genesis, H100, HB20, HB20s, HR, Santa Fé, Sonata , Terracan, Tucson, Veloster, Veracruz, I30, IX35.

Toyota: Bandeirante,Camry,Corolla,Corolla Fielder, Etios, Etios Cross, Etios Cross II , Etios II , Hilux, Hilux SW4, Hilux SRV, Land Cruiser, Paseo, Previa, Prius, Rav4

Renautl : Logan,Master,Megane,Oroch,Safrane,Sandero,Sandero Stepway,Captur,Clio,Duster,Express,Fluence,Scenic,Grand Scenic, Kangoo,Symbol,Trafic, Twingo.

Honda: Accord, City,Civic,CR-V,Fit,HRV,Legend,Prelude,WR-V

Jeep: Cherokee, Cherokee II, Commander,Compass,Grand Cherokke,Patriot,Renegade,Wrangler

Nissan: Altima, Frontier, Grand Livina, March, Maxima, Murano, Pathfinder, Primera, Sentra, Terrano, Tiida, Versa, X-Trail, Xterra.

Kia: Besta,Bongo,Cadenza,Carens,Carnival, Cerato,Ceres,Grand Carnival,Magentis,Mohave, Opirus,Picanto, Quoris,Sephia,Sorento,Soul,Sportage.

Peugeot: 2008,206,207,208,3008,307,307 SW,308,405,406,407,407 SW, 408, 504, 508, 807, Boxer, Expert, Hoggar, Partiner.

Suzuki: Baleno,Grand Vitara,Jimmy,S-cross,Samurai,Shift,SX4,Vitara,Wagon.

 

Procure técnicos especializados

A inspeção e troca de peças da suspensão do carro deve ser feita por profissionais qualificados, que consigam identificar e corrigir falhas nesse sistema. No Beto's Car, os técnicos são especializados na troca componentes da suspensão e garantem as melhores soluções para o seu carro, utilizando equipamentos e peças de primeira qualidade.

Suspensão do carro: conheça as peças e a importância da manutenção

A suspensão do carro é um conjunto de peças fundamentais para o controle da direção e a estabilidade do veículo. Para garantir o bom funcionamento desse sistema, é preciso fazer inspeção periódica das peças da suspensão, a fim de descobrir e corrigir qualquer falha que comprometa o seu veículo.

Nesse texto, explicamos rapidamente a função de cada peça e a importância da manutenção desses itens para sua segurança.

Molas

A mola é o principal elemento elástico da suspensão do carro, responsável pela sustentação do peso do veículo e pela manutenção da altura, o equilíbrio e a estabilidade em curvas ou freadas. Por ser muito flexível, é a mola que absorve o impacto causado por irregularidades do terreno.

Essa peça deve ser substituída a cada 60 mil quilômetros ou quando sinais de danos são identificados, como batida de elos, ferrugem, trincas, quebras e/ou desnível frontal, traseiro ou lateral no veículo.

Amortecedores

Esse item suaviza as irregularidades do solo junto à mola. O mau funcionamento ou desgaste dessa peça dificulta o controle do veículo em curvas, freadas e causa desgaste prematuro dos pneus e outros componentes da suspensão, ameaçando a estabilidade e segurança do carro. Para evitar falhas, os amortecedores devem ser trocados preventivamente a cada 40 mil quilômetros.

Coxins

Instalado na junção do amortecedor com o veículo, o coxim dá apoio ao conjunto da suspensão automotiva, absorvendo ruídos, choques e vibrações. Apesar de ter função secundária, o coxim sofre forças de compressão e rolamento durante a condução do veículo e, por isso, não pode ser ignorado durante a manutenção. Um coxim comprometido afeta a estabilidade do veiculo, causa ruídos na cabine e altera o alinhamento.

Bandejas de suspensão

A bandeja é um subconjunto da suspensão do carro, que liga as rodas do veículo ao chassi. A peça mantém amortecedores, molas e rodas alinhados, garantindo que os pneus se movimentem verticalmente, e suporta as forças laterais geradas nas curvas. Bandejas com folgas nas buchas ou nos pinos provocam desalinhamento e desgaste nos pneus, por isso, a peça deve ser avaliada periodicamente.

Pivô de Suspensão

Também chamado de pino esférico, o pivô de suspensão é conecta o chassi do carro aos componentes móveis, permitindo o movimento angular das rodas. Quando um desses pivôs é danificado, perde-se a conexão do sistema de direção com as rodas. A peça não exige troca preventiva, mas deve ser examinado regularmente para detectar irregularidades.

Buchas

A função das buchas de suspensão do carro é absorver a vibração das peças, reduzindo a emissão de ruídos. Os acessórios ficam localizados em diversos componentes da suspensão traseira e dianteira, como bandejas e amortecedores.

Braço de Direção

Também chamado de terminal axial, o braço de direção é um componente articulável que liga a caixa de direção às rodas. Essa peça não exige troca recorrente, mas pode sofrer desgaste prematuro. A avaliação desse elemento deve estar incluída no exame da suspensão e direção, feita a cada 10 mil quilômetros.

Kit suspensão

Responsável por proteger o selo de vedação e a haste contra a ação de partículas sólidas e a corrosão, o kit de suspensão é composto por uma coifa protetora e um batente de poliuretano. As peças protegem o selo de vedação e auxiliam a mola na absorção dos impactos, controlando pancadas e solavancos na suspensão.

Listamos os principais carros das marcas citadas acima que trabalhamos nesse serviço:

Audi: A1,A3,A4,A5,A6,A7,A8,Q3,Q5,Q7,R8,R8 GT,S3,S4,S5.

BMW – SERIE 1, SERIE 2, SERIE 3, SERIE 4, SERIE 5, SERIE 6, SERIE 7 , SERIE 8, X1 ,X3 ,X4 ,X5 ,X6 Z3,Z4,Z8,I3,I8.

Chevrolet – Agile,Astra,Blazer, Capitiva,Cruze, Corsa, Celta, Classic, Cobalt, Montana, Meriva, Prisma, Onix, Bolt, Cobalt, Cruze, Equinox, S10, Spin, Tracker, Trailblazer, Vectra, Zafira.

Fiat: Argo, Cinquecento, Cronos, Uno, Doblo , Ducato, Fiorino,Freemont, Grand Siena,Idea,Linea, Mobi Palio, Palio Weekend, Punto,Stilo, Siena , , Strada , Toro, Uno.

Land Rover: Defender,Discovery, Discovery 3, Discovery 4 , Discovery 5 , Discovery Sport, Freelander, Freelander II , Ranger Rover, Ranger Rover Evoque, Ranger Rover Sport, Ranger Rover Velar.

Volkswagen: Amarok, Croos fox, Eos, Fox, Gol,Golf, Jetta, Kombi, New Beetle,Parati, Passat, Polo, Saveiro, Spacefox,T-Cross, Tiguan , Up! , Virtus , Voyage.

Ford: Courrier,Ecosport,Edge, F250, Fiesta, Focus , Fusion , Ford Ka , Mondeo, Ranger, New Ka, New Fiesta,Ranger

Hyundai: Accent, Atos, Azera, Coupe, Creta, Elantra, Galloper, Eqqus, Genesis, H100, HB20, HB20s, HR, Santa Fé, Sonata , Terracan, Tucson, Veloster, Veracruz, I30, IX35.

Toyota: Bandeirante,Camry,Corolla,Corolla Fielder, Etios, Etios Cross, Etios Cross II , Etios II , Hilux, Hilux SW4, Hilux SRV, Land Cruiser, Paseo, Previa, Prius, Rav4

Renautl : Logan,Master,Megane,Oroch,Safrane,Sandero,Sandero Stepway,Captur,Clio,Duster,Express,Fluence,Scenic,Grand Scenic, Kangoo,Symbol,Trafic, Twingo.

Honda: Accord, City,Civic,CR-V,Fit,HRV,Legend,Prelude,WR-V

Jeep: Cherokee, Cherokee II, Commander,Compass,Grand Cherokke,Patriot,Renegade,Wrangler

Nissan: Altima, Frontier, Grand Livina, March, Maxima, Murano, Pathfinder, Primera, Sentra, Terrano, Tiida, Versa, X-Trail, Xterra.

Kia: Besta,Bongo,Cadenza,Carens,Carnival, Cerato,Ceres,Grand Carnival,Magentis,Mohave, Opirus,Picanto, Quoris,Sephia,Sorento,Soul,Sportage.

Peugeot: 2008,206,207,208,3008,307,307 SW,308,405,406,407,407 SW, 408, 504, 508, 807, Boxer, Expert, Hoggar, Partiner.

Suzuki: Baleno,Grand Vitara,Jimmy,S-cross,Samurai,Shift,SX4,Vitara,Wagon.

 

Procure técnicos especializados

A inspeção e troca de peças da suspensão do carro deve ser feita por profissionais qualificados, que consigam identificar e corrigir falhas nesse sistema. No Beto's Car, os técnicos são especializados na troca componentes da suspensão e garantem as melhores soluções para o seu carro, utilizando equipamentos e peças de primeira qualidade.