Viajar de carro no Carnaval: 7 itens para checar com antecedência

Vai viajar de carro no carnaval? Lembre-se de verificar as condições de segurança e manutenção antes de pegar a estrada! A #DicaBetosCar de hoje traz 7 itens fundamentais que você deve verificar antes de viajar. 

Além de dirigir com segurança, é necessário realizar uma revisão preventiva no veículo para que o carnaval não tenha incovenientes no caminho. Confira a lista de itens para verificar antes de viajar de carro no carnaval!

1. Óleo e Filtro

Siga sempre as recomendações do fabricante quanto ao tempo e à quilometragem desde a última troca de óleo e filtro.

2. Combustível e Freios

Faça cálculos para não correr o risco de uma pane seca na estrada. Abasteça sempre com combustível de qualidade, adequado pro seu veículo. Revise os freios com profissionais especializados em um centro automotivo da sua confiança.

3. Sistema de Arrefecimento

Siga a recomendação do fabricante e mantenha a água do radiador no nível estipulado. Verifique com auxílio profissionais as condições do sistema de arrefecimento para evitar superaquecimento do motor.

4. Pneus

Calibre todos os pneus, inclusive o estepe. Avalie o desgaste dos pneus pelo TWI (Tire Wear Indicator – Indicador de Desgaste do Pneu), que são saliências que ficam entre as ranhuras do pneu. Vale também checar as condições da suspensão e se há a necessidade de realizar alinhamento e balanceamento.

5. Bateria e palhetas

Faça um teste da bateria em um centro automotivo para não ter o risco de ficar "no prego" no carnaval. E vale verificar as condições das palhetas do limpador de parabrisa. Palhetas velhas, ressecadas ou com avarias podem afetar muito sua visibilidade durante uma chuva.

6. Painel e lâmpadas

Confira se não há nenhuma luz indicativa do painel apontando algum problema. Aproveite e verifique todas as lâmpadas e faróis. Além de multa, uma lâmpaga queimada pode afetar sua segurança na estrada.

7. Itens de Emergência

Confira se todos os componentes de emergência estão no lugar e em boas condições: triângulo, chave de roda, macaco, pneu estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.