Válvula do pneu: precisa ser trocada? | Betos Car

Você sabia que a válvula do pneu, também chamada de bico de pressão ou válvula para calibrar, também pode precisar ser trocada? Não estamos falando apenas da tampinha, mas de toda a válvula, que é um pequeno mas importante elemento que garante a segurança do conjunto roda e pneu.
É por isso que fazer a troca ou a manutenção dos pneus e manter as válvulas de calibragem antigas é um erro. Como equipamentos de segurança, esses pequenos bicos também envelhecem, desgastam-se e necessitam de substituição. O motivo é o mesmo do pneu: elas são submetidas a grandes esforços.
Com o veículo a 100 km/h, o pneu gira a mais de 500 rotações por minuto. A essa velocidade, a válvula do pneu sofre pressão superior a 60 vezes o seu peso. O resultado disso no longo prazo? Desgaste, que pode trincar o material. Além disso, com o passar do tempo, a válvula resseca, aumentando a chance de falhas.