Válvula do pneu: precisa ser trocada? | Betos Car

Você sabia que a válvula do pneu, também chamada de bico de pressão ou válvula para calibrar, também pode precisar ser trocada? Não estamos falando apenas da tampinha, mas de toda a válvula, que é um pequeno mas importante elemento que garante a segurança do conjunto roda e pneu. 

É por isso que fazer a troca ou a manutenção dos pneus e manter as válvulas de calibragem antigas é um erro. Como equipamentos de segurança, esses pequenos bicos também envelhecem, desgastam-se e necessitam de substituição. O motivo é o mesmo do pneu: elas são submetidas a grandes esforços. 

Com o veículo a 100 km/h, o pneu gira a mais de 500 rotações por minuto. A essa velocidade, a válvula do pneu sofre pressão superior a 60 vezes o seu peso. O resultado disso no longo prazo? Desgaste, que pode trincar o material. Além disso, com o passar do tempo, a válvula resseca, aumentando a chance de falhas.

A válvula do pneu desgastada causa problemas?

A reposta é sim! Ela pode levar a uma súbida perda de pressão do pneu, o que pode afetar gravemente a segurança do veículo e de todos os passageiros. Consegue imaginar o risco de um pneu secando rapidamente na estrada? 
Mas o problema pode ser menor. A válvula defeituosa pode fazer o ar do pneu vazar lentamente. Caso isso não seja resolvido, a performance do pneu vai ser pior. Isto é, a dirigibilidade será afetada e a vida útil do pneu diminuirá. E tem mais! Com um pneu mais vazio, vai aumentar o consumo de combustível. Melhor trocar, né? 
Por isso, a recomendação é substituir e válvula sempre que pneus novos sejam montados ou quando um pneu for desmontado para conserto. É um item pequeno mas que pode causar uma dor de cabeça grande. Prefira sempre a manutenção preventiva!