Taxa de Licenciamento Atrasada: como pagar e quais os problemas?

Está com a taxa de licenciamento atrasada e tem dúvidas como fazer o pagamento? A gente explica pra você! Aproveite saiba quais são as consequência de não pagar este encargo do seu veículo. Evite problemas e se liga na #DicaBetosCar de hoje! 

A taxa de licenciamento, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, tem como nome formal Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Nada mais é que a renovação anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Portanto, o pagamento do encargo é obrigatório a todos os proprietários de veículos automotores, reboques e semirreboques.

As consequências da Taxa de Licenciamento Atrasada

A Lei de Trânsito é bem clara nesse ponto. Deixar de pagar o licenciamento no prazo definido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é uma infração gravíssima. A pena tem multa de R$ 293,47 e ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, há o risco de apreensão do veículo. 

Em 2020, no Ceará, o calendário do pagamento da taxa de licenciamento varia de acordo com o número final da placa. O prazo de vencimento do licenciamento de 2020 de veículos com placas de final 1 e 2 já passou, mesmo após prorrogação. A data final foi 13 de abril. Confira abaixo o calendário para os demais veículos.

calendário de pagamento licenciamento ceará 2020


Mas como pagar a Taxa de Licenciamento Atrasada?

O primeiro passo para o pagamento do licenciamento atrasado é a emissão de um novo boleto no site do Detran Estadual. No Ceará, a página é https://sistemas.detran.ce.gov.br/central/.

Seja para pagar a taxa com vencimento futuro ou para emitir um boleto da taxa atrasada, é necessário ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel, ou placa e chassi. Com o boleto em mãos, basta efetuar o pagamento pela internet, em caixas eletrônicos ou em agências dos bancos credenciados. Neste cenário atual, o mais recomendado é o pagamento online.