Rodar com tanque vazio prejudica o carro? | Betos Car

Todo mundo já ouviu que estar sempre rodando com o tanque na reserva é ruim para o carro. Mas isso realmente é verdade? É sobre esse mito ou verdade do tanque vazio que vamos explicar pra você na #DicaBetosCar de hoje!

A resposta é SIM. Estar constantemente rodando com o tanque vazio diminui sim a vida útil da bomba de combustível. É claro que vez ou outra usar a reserva de combustível não é um problema. Mas estar sempre com a luz da reserva acesa vai causar problema. 

Tanque vazio e bomba de combustível

A lógica é fácil de entender. A bomba está localizada dentro do tanque, para que o combustível atue na refrigeração do motor elétrico da própria bomba. Esse motor fica ligado sempre que o carro está ligado. Portanto, trabalha muito e pode aquecer bastente. Estar sempre com o tanque vazio, na reserva, prejudica esse resfriamento. A bomba precisa de, no mínimo, 25% do tanque com combustível para o resfriamento adequado desse motor elétrico. Estar pontualmente abaixo desse percentual não é prejudicial, mas constantemente sim. 

Além do tanque vazio, o combustível adulterado é outro grande vilão que diminui a vida útil da bomba. Isso porque esse combustível costuma ter alto índice de impurezas. E a sujeira acumula no fundo do tanque, causando entupimento parcial da peneira na boca da bomba. Essa obstrução, mesmo pequena, exige mais do motor elétrico da bomba de combustível e, com o passar do tempo, ele acaba queimando. 

Como aumentar a vida útil da bomba de combustível?

Não tem segredo. Evite rodar muito com o carro na reserva. Lembre-se: a reserva de combustível não deve ser vista como parte da rotina, e sim como um recurso de segurança para situações atípicas. Se possível, abasteça quando o ponteiro marcar 1/4 do tanque. E use apenas combustível de postos de confiança!