Revisão antes da viagem: o que checar no carro? | Betos Car

As festas de fim de ano estão chegando! Vai pegar a estrada? Então confira quais itens você deve checar na revisão antes da viagem. Vamos explicar tudo na #DicaBetosCar de hoje!

Antes de mais nada, vale ressaltar que, se possível, essa revisão não deve ser feita na véspera da viagem. Caso seja necessária a substituição de alguma peça, às vezes não há tempo hábil para o serviço em menos de 24 horas. Então vamos aos itens da revisão antes da viagem!

Pneus e rodas

Revise o pneu procurando bolhas ou deformações na estrutura, fique atento ao nível de desgaste e realize a calibragem dos pneus de acordo com a carga que irá transportar na viagem. Não esqueça de checar também o pneu estepe! Fique atento caso existam amassados, em rodas de ferro, ou trincas e quebras, em rodas de ligas.

Dependendo do caso, a substituição de pneus ou rodas pode ser necessária.

Triângulo, macaco e chave de roda

Confira se esses itens estão no carro e, principalmente, se o funcionamento de todos está ok. Um triângulo com haste quebrada ou um macaco emperrado não têm utilidade alguma.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento de direção e o balanceamento de rodas em dias são bem importantes na hora de pegar a estrada, pois os sintomas do carro desalinhado e desbalanceado surgem principamente em velocidades mais altas. Vibrações no volante, carro puxando mais pra um lado e desgaste irregular dos pneus são alguns problemas que você pode evitar realizando esses serviços.

Fluidos e filtros

Na estrada, o motor passa por esforços maiores que na cidade. Por conta disso, além de averiguar se há vazamentos, vale demais checar nível e validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca já estiver próximo, vale a pena adiantar a substituição.

Sistema elétrico e de limpeza de vidros

Trocar uma lâmpada é uma ação simples que pode prevenir um acidente. Vale conferir o funcionamento de lanternas, faróis, piscas e luzes de alerta. Confira também o nível do reservatório de limpeza dos vidros e o estado das palhetas do limpador de parabrisa. E, claro, cheque o funcionamento dos limpadores e desembaçadores.

Com todos esses cuidados, sua viagem fica muito mais tranquila e segura. Boas festas!