Retífica de disco de freio: vale a pena? | Betos Car

Em que situações vale a pena realizar o serviço de retífica de disco de freio? Esse questionamento gera dúvidas comuns. E é sobre essas questões que vamos explicar os detalhes pra você na #DicaBetosCar de hoje. Se liga no texto! 

O que é o disco de freio?

Antes de mais nada, é preciso apresentar o que de fato é o disco de freio. Ele é um componente essencial do sistema de frenagem do veículo. O disco é uma peça única, feita de ferro fundido ou compostos de cerâmica. A função do disco é, de forma resumo, parar o veículo, ao entrar em contato com as pastilhas no momento em que o pedal do freio é acionado. É esse contato do disco com as pastilhas que leva o carro a perder velocidade e parar. Assim, é fácil entender que problemas no disco de freio podem levar a sérios problemas de segurança no veículo.

Como perceber problemas no disco de freio?

A trepidação ao frear é um sinal comum de problemas no disco de freio, geralmente desgaste. Seja por uso intenso, desgaste natural do tempo ou má qualidade do material, o disco pode empenar, levando à trepidação. O sinal surge, o motorista leva o veículo para diagnóstico em um centro automotivo de confiança e é identificado problema no disco. E aí, é hora da retífica de disco de freio? A resposta mais sincera é: pode ser.

Retífica de disco como solução

A retífica de disco só pode ser realizada quando, ao fim do serviço, o disco permanecer dentro das especificações do fabricante do veículo. Por isso, é fundamental que o motorista busque profissionais de confiança para avaliar se a retífica é a solução ou se somente a troca do disco irá garantir a segurança. Mas, calma, na maior parte dos casos a retífica é suficiente. Para chegar ao veredito, o profissional irá  medir a espessura do disco de freio, calcular quanto deverá ser retirado para resolver o empenamento e avaliar se o resultado final terá a peça dentro das medidas ideiais. Com isso tudo checado, pode-se partir para a retífica.

Mas o que é mesmo a retífica de disco de freio?

A retífica é uma espécie de torno, capaz de regular uniformemente os dois lados do disco de freio, corrigindo as duas partes e retirando material até que a superfície do disco retorne ao estado ideal. E isso não é simples. Por isso, exige uso de maquinário moderno e de alta precisão. A rede Betos Car oferece o serviço de Retífica de Disco de Freio no local, com equipamento de alta qualidade. E sem necessidade de retirar o disco do local. É mais economia para o cliente, que após a retífica fica com o disco de freio como novo!

O equipamento oferece compensação de desempenho automática, aplicável a discos de freio e com características sobressalentes. Possui velocidade de corte contínua, com excelente acabamento e alta precisão.

Ficou com alguma dúvida sobre retífica de disco? Fale com a rede Betos Car! Você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp. É só clicar aqui!