Problemas na troca de marchas? Conheça os motivos! | Betos Car

Ninguém merece sofrer para engatar uma marcha, né? Os problemas na troca de marchas geralmente têm origem mecânica. E é importante que o motorista saiba quais são as razões mais comuns para essas chateações. Veja quais são os principais motivos de problemas na troca de marchas na #DicaBetosCar de hoje!

1. Cabo de Embreagem

Esse é básico. Sentir o pedal pesado é o sintoma facilmente perceptível de quando o cabo de embreagem está com problemas. Por consequência, o motorista passa a ter dificuldade para engatar as marchas.

2. Fluido de Embreagem

Em carros com sistema hidráulico de embreagem, o fluido de embreagem deve ser periodicamente verificado. Siga sempre as recomendações do fabricante. A troca do fluido, em geral, é feita a cada 50 mil quilômetros. Os problemas na troca de marchas surgem por conta do fluido com sintomas claros: pedal pesado e dificuldade no engate.

3. Óleo da Caixa de Marchas

O nível desse óleo não deve baixar, somente se houver vazamentos. O que traz a necessidade de troca é a perda da viscosidade com o uso. É preciso também seguir as orientações do fabricante. Em geral, a troca é indicada a cada 50 mil quilômetros. O descuido com o óleo da caixa pode ocasionar ruídos e desgaste acentuado.

4. Rolamento do Eixo Piloto

Ruídos no acionamento da embreagem e ao arrancar com o veículo podem estar ligados a avarias no rolamento do eixo piloto. É fundamental verificar minuciosamente o estado e a lubrificação do rolamento a cada troca da embreagem.

5. Platô 

Os sitomas de pedal duro e dificuldade para engatar as marchas podem surgir também causados por problemas no platô de embreagem. A abertura no platô fica comprometidas em caso de deformação nas chapas tangenciais.

6. Estrias do Disco

Vamos explicar detalhadamente, pois esse ponto é menos entendido por muitos motoristas. A falta de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto interfere no deslocamento do disco. Então, o motor não consegue se separar completamente do câmbio. Por conta disso, surge a dificuldade no engate das marchas, principalmente na marcha ré. A recomendação é realizar uma limpeza das estrias do eixo piloto na troca da embreagem. E, então, fazer a lubrificação do conjunto. Em caso de disco de embreagem gasto, o motorista sente trepidação ao arrancar com o carro.