Prazo de validade de pneu: isso realmente existe?

Essa dúvida parece simples, mas não é nada boba. O prazo de validade de um pneu pode ser uma preocupação real para motoristas. Mas a resposta é direta: não existe prazo de validade de pneu. Porém, é preciso estar atento ao prazo de garantia dado pelo fabricante (geralmente de 5 anos) e, claro, às condições do pneu.

Os pneus podem durar mais ou menos que esse período estipulado pelo fabricante. Tudo depende do desgaste e seus sinais, como bolhas, cortes, deformações, rachaduras e ressecamento. Fique atento a essas condições, pois o pneu é também um item fundamental para a segurança de todos os ocupantes de qualquer veículo.

Usar bem o pneu ajuda a aumentar a sua vida útil. É possível fazer isso cuidando da manutenção do veículo e mudando alguns hábitos de direção. Você pode clicar aqui e conferir nosso texto com 6 dicas para seu pneu durar mais. Vale a sua leitura!

Agora que você já sabe que não existe prazo de validade de pneu, bateu a dúvida sobre o prazo de garantia? Antes de mais nada, é preciso saber qual a data de fabricação.

Em todos os pneus, há o que chamamos de número DOT (do inglês Department of Transportation). Esse registro fica na lateral do pneu e traz informações importantes. O DOT é um código alfanumérico composto por 13 dígitos e letras.

Os últimos números indicam a data de fabricação, representada por quatro dígitos. Os dois primeiros apontam a semana do ano em que o pneu foi fabricado, enquanto os últimos dois indicam o ano de produção.

Por exemplo, ao ver o DOT no pneu terminando em 1421, você sabe que o componente foi produzido na 14º semana do ano de 2021.

Ficou com alguma dúvida sobre pneus? Fale com a rede Betos Car! Você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp. É só clicar aqui!