Pneus em dias de chuva? Cuidado
A época de chuvas sempre pede um cuidado redobrado ao tirar o carro da garagem. Não só pelas estradas e a direção, mas também com a situação do seu automóvel. Neste período, os pneus acabam sendo as peças do veículo que mais sofrem com a umidade dos asfaltos. Veja o que fazer: Início de ano é um período chuvoso, e por isso os motoristas devem ter cuidado ao pegar o volante. Os pneus são componentes importantes para a estabilidade e segurança dos carros. A água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus, e este acúmulo de líquido pode gerar a causar problemas muito graves aos motoristas.

Pneus em Aquaplanagem

Um dos principais problemas é a aquaplanagem. Neste o processo, o condutor acaba perdendo o controle do carro devido à falta de contato direto entre o chão e o pneu. Para evitar o efeito, os motoristas devem conferir a profundidade das ranhuras na borracha dos pneus, que entregam a sua condição. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória uma saliência de 1,6 milímetros na base do sulco (ou ranhura). Se a banda estiver acima desta marcação, o pneu ainda está em bom estado. Caso ela esteja no mesmo nível ou abaixo, ele precisa ser trocado. Em caso de aquaplanagem, o que deve ser feito é parar de acelerar. É importante manter a direção reta e não pisar no freio, já que a sua tração é reduzida significantemente.

Calibragem

Os pneus, incluindo o estepe, devem estar em boas condições em dias de chuva. Outra manutenção fundamental é checar a calibragem. Para manter um bom desempenho na chuva, os pneumáticos necessitam estar calibrados, pois caso o contrário eles vão ter uma performance medíocre em superfícies molhadas. De acordo com o manual do veículo, manter os pneus calibrados garantirá maior estabilidade ao seu automóvel. A calibragem correta otimiza a vida útil do pneu e os protege contra eventuais danos. Caso a calibragem seja feita abaixo ou acima estipulada pelo manual, sua segurança estará prejudicada e o seu bolso ficará mais seco, já que o consumo de combustível do seu carro vai aumentar. Para a prevenção de acidades, o carro também deve estar com manutenção dos freios e a suspensão em dias. Nas chuvas, é necessário diminuir a velocidade, segurar bem na direção, aumentar a distância entre você e os outros veículos na estrada, manter os faróis baixos acesos e ficar atento às curvas e ultrapassagens. Não quer passar por isso? Conheça nossas linhas de pneus que vão te salvar em situações como essa!