Pneu escamado? Conheça os perigos e saiba o que fazer | Betos Car

Você está atento ao estado dos pneus do seu carro? Conheça os perigos da condição conhecida como pneu escamado e saiba o que fazer nessa situação. É o que a gente explica pra você na #DicaBetosCar de hoje. Se liga! 

Pneu com aspecto de dente de serra, com gominhos pontudos só de um lado? Hora de agir: esse é um pneu escamado! De início, esse pneu não causa sustos, mas provoca um barulho constante que incomoda, uma espécie de som de rolamento contínuo. Pra entender direitinho, é preciso entender a função dos blocos do pneu. Os blocos geram tração e o atrito causa escamação. O barulho citado, na verdade, são esses blocos do pneu batendo no solo. 

Quando o desgaste do bloco é irregular, como o desgaste irregular do solado de um tênis, há a escamação. Por exemplo, em um carro desalinhado, quando um pneu toca mais o solo que outro, aumenta a chance de ter um pneu escamado. A escamação também pode aumentar por outro motivo: problema nos amortecedores. Se o amortecedor está desgastado, é muito mais provável que ele promova um contato irregular, uma pressão diferente não uniforme do pneu em relação ao solo.

Em resumo, as principais causas para o surgimento do pneu escamado são:

A rotina de uso do veículo também influencia na escamação. Quem trafega mais por ladeiras e estradas exige mais da tração dos blocos dos pneus. A tendência, claro, é que todo pneu depois de muito uso apresente desgaste. 

Para controlar a escamação, é preciso ficar de olho na quilometragem. A cada 10 mil km rodados, faça o rodízio de pneus. Na fase inicial do problema, isso já ajuda a equilibrar o desgaste dos quatro pneus. Se as molas estiverem ok, o amortecedor estiver ok e calibrar os pneus com frequência, você vai minimizar bastante a escamação dos pneus. Ao comprar pneus, é preciso priorizar qualidade e confiança! O Centro Automotivo Betos é revendedor oficial Bridgestone / Firestone, líder mundial em pneus. Você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp. É só clicar aqui!