Habilitação: qual o valor da multa da CNH vencida?

Dirigir com a CNH vencida é uma situação que o motorista deve evitar de todas as formas. A ação gera uma multa gravíssima. Além do valor da multa da CNH vencida, o condutor perde ainda o direito de ter os 40 pontos de limite na Carteira Nacional da Habilitação.

Depois que se expira a validade da carteira, o motorista ainda pode dirigir por 30 dias com a CNH vencida. Com o fim desse prazo, será caracterizada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira do condutor.

Melhor checar a validade da CNH, não é? Lembre-se que o documento é válido por mais tempo com a nova lei: a validade da habilitação passou de 5 para 10 anos para os motoristas com menos de 50 anos. Acima dessa idade, a carteira vale por 5 anos. E, para quem tiver 70 anos ou mais, vale por 3 anos.

Vale lembrar ainda que, de acordo com o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pontuação máxima de 40 pontos na habilitação é uma prerrogativa apenas dos motoristas que não cometeram infrações gravíssimas. Com apenas uma multa gravíssima – como a multa da CNH vencida – o limite de pontuação fica em 30 pontos. Caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas, o limite é de apenas 20 pontos. A exceção são os motoristas que exercem atividade remunerada. Para esses, a suspensão da CNH só ocorre depois dos 40 pontos, sem variação.

Se liga no resumo!

A multa da CNH vencida é de de R$ 293,47. É uma infração gravíssima, que vale 7 pontos na carteira e reduz seu limite de pontos para a suspensao da habilitação para 30 pontos.

Cheque sua documentação regularmente e siga sempre as leis de trânsito!