Medida do Pneu: como posso mudar com segurança? | Betos Car

Medida do Pneu: como posso mudar com segurança? | Betos Car

Mudar a medida do pneu: como fazer? É recomendado? Quais problemas podem aparecer? Vamos esclarecer pra você esses questionamentos na #DicaBetosCar de hoje! É importante que o motorista conheça essas informações para não comprometer a segurança em nome da estética do veículo.

É possível sim realizar algumas alterações na medida do pneu, adotando um pneu não igual ao original do veículo, sem trazer consequências mais sérias para a segurança. A recomendação é que essa modificação respeite um percentual da medida do pneu. A tolerância é de 3% para mais ou para menos em relação à medida original.

O ideal é que o motorista busque um centro automotivo especializado para a orientação. Isso porque, além desse cálculo da margem de tolerância, é necessário considerar questões como o modelo e o uso do veículo ao alterar a medida do pneu a ser utilizada.

É preciso ainda verificar se o índice de carga e de velocidade do pneu substituto são os mesmos ou maiores que os do pneu da medida original. O índice de carga aponta qual a carga máxima que o pneu pode suportar dentro dos níveis de segurança. Esse índice aparece no pneu, logo depois dos números da medida. Já a letra T, que fica logo após o índice de carga, diz respeito ao índice de velocidade. 

Quais os problemas se mudar a medida do pneu sem respeitar os índices?

Não respeitar o índice de tolerância de 3% e os índices de carga e velocidade podem afetar a estabilidade do veículo, o registro de velocidade e o sistema de freios. É coisa séria! 

Isso tudo porque quase todo o projeto do veículo leva em consideração o tamanho de suas rodas e pneus, para que exista uma relação adequada de sua estrutura e de seus sistemas, com segurança e dirigibilidade. O velocímetro, o sistema de frenagem ABS e o sistema de tração usam a medida original do pneu como referência.

Ficou com alguma dúvida sobre pneus? Fale com a rede Betos Car! Você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp. É só clicar aqui!