Como ler a etiqueta do pneu: aprenda o jeito certo! | Betos Car

Você sabe ler todas as informações presentes na etiqueta do pneu? Aprenda o jeito certo na #DicaBetosCar de hoje! Entender todas as características do pneu que você está comprando é fundamental não apenas para saber se ele é adequado para o seu veículo, mas também para o uso que você faz dele. 

A etiqueta do pneu, que segue determinações do Inmetro, é relativamente recente. O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de pneus começou a ser implementado em 2015, passando a valer de forma oficial em abril de 2018. O objetivo é passar o consumidor de forma padronizada as informações sobre desempenho do pneu. Todo e qualquer pneu novo vendido no país do tipo radial para automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus deve ter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Essa etiqueta do pneu avalia o produto em 3 critérios, de acordo com os parâmetros do Inmetro:

  • 1. Resistência ao rolamento
  • 2. Aderência em Pista Molhada
  • 3. Ruído Externo

Vamos entender melhor cada um deles?

1. Resistência ao rolamento

A resistência do pneu ao rolamento representa a eficiência energética do produto. Isso não indica se o pneu vai durar mais ou menos, mas sim a economia de combustível. Quanto menor a resistência ao rolamento, mais eficiente é o pneu e, portanto, menos esforço energético será feito pelo veículo, gastando menos combustível e emitindo menos gases poluentes. Esse indicador utiliza na etiqueta do pneu uma escala que de A a G, sendo A mais eficiente e G, menos eficiente. A resistência ao rolamento é influenciada pelo desenho e composto da banda de rodagem. 

2. Aderência em pista molhada

A aderência do pneu na pista molhada é a segunda característica avaliada, e é, claro, relacionada à segurança. Também é indicada numa escala de A até G, sendo A mais aderente e G, menos aderente. Quanto maior a aderência em pista molhada, menor será a distância percorrida pelo veículo até parar completamente no processo de frenagem. E melhor será ainda a estabilidade em curvas e dirigibilidade em retas em superfícies molhadas. 

3. Ruído externo

O último item avaliado na etiqueta do pneu é relativo ao ruído externo causado pelo pneu durante seu rolamento no veículo. Quanto mais barulhento é o pneu, menos eficiente ele é. A emissão de ruído é indicada em decibéis (dB). O limite máximo para a emissão de ruído pelo pneu varia de acordo com a categoria. Para veículos de passageiros, é de 75dB. Para utilitários, 77dB. E para veículos comerciais (ônibus e caminhões), 78dB.
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