Lavar o motor do carro: saiba como fazer | Betos Car

Você sabe se deve lavar o motor do carro? Ou qual a maneira certa de fazer essa tarefa sem prejudicar nenhum componente do veículo? Não é bicho de sete cabeças! A gente explica tudo na #DicaBetosCar de hoje. Se liga!

De cara, já respondemos: você pode sim lavar o motor do seu carro. Mas é preciso ter em mente alguns cuidados. Nos antigos carros carburados, uma lavagem com mangueira de pressão fazia a água entrar no distribuidor, fazendo com que o veículo não pegasse. Nos modelos atuais, com injeção eletrônica, isso não é mais um problema. Entretanto, a tecnologia trouxe módulos eletrônicos e conectores elétricos que podem ser danificados pela água.

Não é que esses itens não possam ser molhados: o que deve ser evitado é que tenham contato com a água em alta pressão. Para entender melhor, um bom exemplo são os relógios. Há relógios à prova de água, que podem ser molhados, e relógios para mergulho, que aguentam a pressão. O seu carro compara-se ao relógio à prova d'água: ele pode ser molhado, pode tomar chuva, mas não a pressão da água.

Para facilitar a tarefa de lavar o motor do carro, elencamos alguns pontos fundamentais:

  1. Com o carro desligado e frio, envolva com um saco plástico a bateria e os módulos e sensores eletrônicosOs principais são módulo da injeção eletrônica, módulo do ABS, alternador, bobina e caixa de relés. Geralmente, estão instalados ao lado do motor ou fixados ao painel traseiro do motor. 
  2. É preciso checar se a tampa de reposição de óleo do motor e do reservatório da direção hidráulica estão bem fechadas. Verifique ainda o encaixe das varetas medidoras do óleo do motor e do câmbio automático.
  3. Não remova as conexões da bateria. Isto pode desprogramar alguns módulos eletrônicos. Caso os conectores estejam sujos, utilize um limpa-contato.
  4. Não use solventes, sabão em pó ou desengraxantes a base de petróleo, como querosene, ou ácidos. Estes produtos podem prejudicar borrachas de vedação e ressecar mangueiras e correias.

Uma última dica para lava o motor do seu carro: lavagem com vapor evita grande parte dos possíveis problemas e ainda utiliza menos água!