Inspeção veicular obrigatória a partir de 2019 | Betos Car

A maior parte dos carros em circulação no Brasil precisarão passar por uma inspeção veicular obrigatória a partir de 2019. As novas regras para a vistoria foram divulgadas neste começo de 2018. Entenda na #DicaBetosCar de hoje.

Atualmente, 95 milhões de veículos trafegam pelo Brasil, e a maior parte deles deverá passar uma inspeção veicular obrigatória. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, a cada dois anos, todos os veículos em circulação no país devem ser vistoriados. A única exceção são carros novos. Estes precisarão passar pela inspeção somente após o terceiro ano depois da compra.

A vistoria será pré-requisito para o licenciamente anual. A mudança será implementada a partir de um cronograma a ser elaborado pelos órgãos estaduais de trânsito, e deve começar até o final de 2019.

Itens da inspeção veicular obrigatória

Serão conferidos na vistoria itens como sinalização, iluminação, freios, direção, suspensão, condição dos pneus e rodas. Também serão vistos itens complementares, como  limpador de para-brisas e buzina. 

O objetivo da nova inspeção é evitar acidentes causados por falhas em itens de segurança nos veículos. A vistoria será realizada pelos Detrans estaduais, ou empresas por eles credenciadas. O valor ainda não está definido. 

Veículos que precisarão passar pela inspeção veicular obrigatória 

Além de carros leves e utilitários, que passarão pela vistoria a cada dois anos, outros veículos deverão passar por vistorias mais regulares. Vans e ônibus de transporte escolar precisam passar pela inspeção a cada seis meses. Enquanto veículos de carga e de passageiros no transporte rodoviário devem ser vistoriados todos os anos.

A regra da inspeção já está prevista no Código Nacional de Trânsito há 20 anos, e deve começar até 31 de dezembro de 2019.

Estado dos pneus será vistoriado

Um item que será rigorosamente avaliado na inspeção obrigatória é o estado dos pneus do veículo, pela importância destes componentes para a estabilidade e a segurança. Portanto, regularmente fazer a troca dos pneus, o que já é altamente recomendado, será ainda mais fundamental. Você pode comprar pneus novos online, com facilidade, preço baixo e entrega agendada aqui em nosso siteClique aqui para carros leves e clique aqui para carros utilitários.