Ford encerra produção no Brasil: Ka e EcoSport saem de linha

A notícia impactou o mercado nacional de automóveis. Depois de um século de operação, a montadora Ford encerra sua produção de carros no Brasil. O anúncio foi realizado na segunda-feira (11). Com isso, as fábricas de Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo, fecham as portas. A fábrica aqui no Ceará, no município de Horizonte, é a responsável pela fabricação do Troller T4 e deve encerrar as atividades no quarto trimestre de 2021. 

O número de demitidos não foi divulgado pela Ford. Além disso, a montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai. As operações da Ford nesses países não serão afetadas.

A empresa justificou a decisão pela crise causada com a pandemia de Covid-19, que "amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas". 

Com o encerramento da produção nas fábricas, a Ford manterá no país apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (São Paulo), e a sede regional em São Paulo.

O que você acha da decisão? E como você acha que isso pode mudar o mercado nacional de carros?

Ford no Ceará

A fábrica da Troller em Horizonte foi reinaugurada pela Ford em 2014 e é a única indústria automobilística no Ceará. Depois do anúncio da montadora na segunda-feira, o Governo do Estado busca agir com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Governo Federal para evitar o fechamento da fábrica. As notícias mais recentes apontam a busca por empresas interessadas em comprar a unidade, evitando assim o encerramento da planta e a demissão de cerca de 500 trabalhadores antes do último trimestre do ano, quando a Ford pretende fechar as portas da fábrica da Troller.


Com informações da Agência Brasil e do G1