Falta de potência do motor: quais os principais sinais? | Betos Car

O seu carro anda estranho e você está suspeitando de falta de potência do motor? Vamos explicar pra você quais os principais sinais desse problema na #DicaBetosCar de hoje. Se liga! 

1. Engasgo no motor

Quando o motor começa a engasgar, é sinal de que há algo errado. É um sintoma genérico. Pode ser algo extremamente grave ou apenas uma reação momentânea. Se os engasgos persistem, é necessário realizar uma inspeção. Eles podem vir logo antes de perdas maiores de potência do motor.

2. Aumento do consumo de combustível

A perda de eficiência no consumo de combustível é um sinal clássico. Auando um veículo perde potência, precisa gastar mais combustível tanque para completar o mesmo movimento. Ações como levar carga ou subir uma ladeira podem exigir mais do motor, o que consome rapidamente litros e litros de combustível.

3. Fumaça escura no escapamento

A fumaça que sai do escapamento deve ser cinza e leve, isto é, se dispersando rapidamente no ar. Quando essa fumaça fica muito escura ou pesada, é sinal de que está carregando sujeira ou de algum processo de carnonização no motor. É melhor verificar!

Mas o que causa a falta de potência do motor?

São vários os fatores que podem causar esse problema. Desde combustível de má qualidade, problemas nas velas e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Vale lembrar que o motor é responsável não só por gerar a energia que movimenta o veículo, mas, também, por sustentar o alternador, que recarrega a bateria usada pelos acessórios instalados. Itens de ar-condicionado e regrigeração, por exemplo, podem levar à perda de potência. Outros pontos que podem ser os vilões para a falta de potência de motor são problemas na boma de combustível, falta de sincronia na hora da ignição e defeito na correia de distribuição.