4 dicas para garantir a segurança ao dirigir na chuva | Betos Car

Dirigir na chuva pode ser um desafio. Menor visibilidade, pista escorregadia, risco de alagamentos... Para ajudar você neste ano de muita chuva no Ceará, destacamos quatro importantes técnicas e pontos de atenção para dirigir na chuva com segurança. Se liga na #DicaBetosCar de hoje! Motorista bem informado é motorista mais seguro.

1. Fique atento ao estado do limpador de para-brisa

O uso do limpador de para-brisa na chuva é obrigatório. Com o desgaste do tempo, o limpador perde eficiência, interferindo diretamente na visibilidade. Por isso, ao notar desgaste do limpador, faça logo a troca das palhetas de borracha. São itens baratos que afetam diretamente a visibilidade e, por consequência, a segurança ao dirigir na chuva.

2. Matenha os pneus em bom estado

Imagine tentar correr na chuva calçando sapatos esgorregadios. É exatamente isso que você pode sofrer ao dirigir na chuva com pneus em mau estado, desgastados. As boas condições dos pneus são fundamentais para a estabilidade na pista, seja seca ou molhada. Mas, na chuva, a situação é ainda mais crítica, pelo aumento do risco de aquaplanagem. 

3. Diminua a velocidade

É até óbvio, mas muitos motoristas trafegam na mesma velocidade seja chuva ou sol, o que não é nem um pouco recomendável. Quanto maior a velocidade, menor o controle do veículo. Na pista molhada, a situação é muito perigosa. Ao dirigir na chuva, mantenha-se em uma velocidade em que você consiga observar um obstáculo com boa antecedência, para que não seja necessária uma freada busca que pode levar à perda de controle. Com espaço, a desaceleração e a redução de marcha já são capzes de diminuir a velocidade. 

4. Aumente a distância para o veículo da frente

Pela dica acima você já percebeu: na chuva, aumente a distância em relação ao veículo da frente. Você conhece a famosa regra dos dois segundos? Ela é uma boa recomendação para a pista seca. Em resumo, basta observar o veículo da frente passando por alguma marca (uma placa, por exemplo) e contar quantos segundos demora para seu carro passar pelo mesmo ponto. A distância segura costuma ser dois segundos, ou três quando a velocidade é alta, acima de 60km/h. Mas, ao dirgir na chuva, o cuidado necessário deve ser maior. Matenha pelo menos cinco segundos entre seu veículo e o carro da frente. Precaução nunca é demais.