Economia de combustível: dicas para o seu carro
Em tempos de recessão, a economia de combustível passou a ser uma grande aliada dos brasileiros na hora de diminuir custos. Veja como é possível reduzir despesas alterando em pouco a sua rotina no trânsito. Segundo estudos realizados por engenheiros automobilísticos, o estilo de direção de cada motorista pode influenciar em até 25% o consumo de gasolina ou etanol de um carro. Por isso, o blog do Beto’s Car reúne aqui algumas dicas de economia de combustível para você.

Será que você dirige de maneira econômica?

Dirigir agressivamente, acelerar ou frear de forma brusca e exceder a velocidade afetam a economia de combustível do carro. Segundos os especialistas, esses comportamentos geram um aumento de gasto de combustível. Portanto, recomendamos que você acelere suavemente, procure não trocar de faixas e freie mais cedo. Essas técnicas também prolongam o tempo útil dos freios e pneus.

Não se esqueça do óbvio

Criar um roteiro de viagem é simples e pode te poupar tempo no trânsito (além de dinheiro com gasolina). Faça uma lista de compromissos e paradas, e tente agrupar várias tarefas em uma viagem só. Procure evitar muitos trajetos de ida e volta em horas de “rush” e aumente a economia de combustível.

Uso de equipamentos e dispositivos do automóvel

A economia de combustível também requer maneirar o uso de ar-condicionado. Você sabia que o consumo de combustível aumenta em até 15% quando o motorista usa o equipamento em baixas velocidades? Caso o clima não esteja quente, opte pela ventilação natural. O motor também pode ser um bom aliado na economia de combustível. Se o seu ajuste for feito corretamente, ele poderá apresentar no seu desempenho uma melhoria de 4% no consumo de gasolina, etanol ou diesel.  Outra dica que indicamos é remover o peso desnecessário do veículo. Menos carga no porta-malas reduz o gasto de energia da aceleração.

Uma boa economia de combustível também requer auxílio profissional

Os técnicos da Beto’s Car são treinados para verificar vários itens do seu veículo, tudo isso para garantir a sua segurança e conforto. Para a economia de combustível ser efetiva, é fundamental que você leve o seu carro para revisões periódicas. Existem diversos itens que devem apresentar boa funcionalidade para garantir menos gastos. Eles são: filtros de combustível, alinhamento de rodas, calibração dos pneus, velas de ignição, entre outros. Entre em contato conosco e agende uma revisão!