Como trocar o pneu do carro? Aprenda em 10 passos! | Betos Car

Saber como trocar o pneu do carro é fundamental para todo motorista. Entender como executar essa tarefa pode livrar você de apuros nas ruas, principalmente em situações inesperadas. Mas pode ficar tranquilo: com apenas 10 passos fáceis, trocar o pneu fica simples. Confira a #DicaBetosCar de hoje e nunca mais passe sufoco!

Vamos explicar pra você uma sequência de 10 ações para trocar o pneu com tranquilidade e segurança. São todos itens simples, em uma sequência lógica que certamente você entenderá ao fim da leitura. Vamos aos pontos!

1. Pare o carro em local seguro

Antes de mais nada, pare o seu carro em um local seguro e estável, sem riscos de deslizar. Ligue o pisca-alerta e afaste-se do tráfego.

2. Prepare o veículo

Puxe o freio de mão, desligue o carro e engate a marcha na primeira ou na ré. Em caso de carros de câmbio automático, posicione no modo "estacionado".

3. Pegue o macaco e o pneu estepe

Somente depois dos dois pontos acima, desça do carro e busque o macaco, a chave de roda e o pneu estepe. Posicione o macaco sob a lataria do carro, ao lado do pneu a ser substituído. Encaixe o macaco na canaleta, uma parte metálica destinada para receber este contato. Se não identificar a canaleta, pode buscar a informação no manual do seu veículo.

4. Apoie o carro com o macaco

Depois do encaixe correto do macaco, levante-o até que o carro pareça firmemente apoiado, mas sem ainda levantá-lo do chão. 

5. Retire a calota e afrouxe os parafusos

Com o pneu ainda em contato com o chão, gire a chave de roda em sentido anti-horário e afrouxe os parafusos, mas sem removê-los completamente. Ao deixar o pneu ainda no solo, será mais fácil afrouxar os parafusos e retirar a calota, pois só os parafusos irão girar, e não toda a roda.

6. Levante um pouco mais o pneu

Agora sim, com o macaco, levante mais o carro até que o pneu fique totalmente suspenso. Certifique-se de que ele esteja estável.

7. Remova os parafusos e o pneu

Continue a girar os parafusos, até que estejam soltos o suficiente para serem retirados. Em seguida, remova o pneu e coloque-o sob o carro.

8. Posicione o pneu estepe no eixo

É hora de, enfim, encaixar o estepe no eixo. Use as mãos. Deixe as cavidades dos parafusos bem alinhadas. A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora.

9. Aperte bem todos os parafusos

Posicione os parafusos nos lugares adequados. Com a chave de roda, dê uma volta em cada um. Daí aperte todos até o fim, até que estejam igualmente apertados. 

10. Desça o veículo e retire o macaco

Com o macaco, faça o carro voltar totalmente ao chão. Aproveite para apertar uma vez mais os parafusos. Baixe totalmente o macaco e retire-o. Posicione o calota no lugar e guarde o pneu velho no porta-malas.

E agora? Ficou mais fácil trocar o pneu do seu carro?