Como calcular consumo de combustível? Aprenda agora! | Betos Car

Com a gasolina em alta, muita gente está se fazendo a mesma pergunta "como calcular o consumo de combustível do meu carro?". Não tem muito mistério! Vamos explicar a seguir de forma resumida como saber qual o consumo de combustível.

Vale lembrar que, em alguns veículos, os computadores de bordo dos carros já mostram o consumo de combustível do veículo em km/l. Aí fica fácil de ir acompanhando. Em outros modelos, o computador traz essa informação em litros de combustível consumidos a cada 100 km rodados. Nesta situação, basta dividir 100 pela quantidade de litros que o veículo consome neste percurso. Por exemplo, se o veículo consome 14 litros em 100km. A conta é: 100/14. O resultado é 7,1. Isso significa que o veículo roda 7,1 quilômetros com 1 litro de combustível. Ou, falando de outro jeito, o veículo consome 1 litro de combustível a cada 7,1 quilômetros.

Mesmo sem computador de bordo, é possível chegar a esse cálculo, mas isso exige um procedimento.

Quando você chegar ao posto de combustível, zere o hodômetro parcial (ou anote o valor do hodômetro total) e complete o tanque do seu carro. Rode, pelo menos, 200 km, para ter uma boa média. Quando você retornar ao posto, anote em uma caderneta ou no bloco de notas do seu celular quantos quilômetros você percorreu. E peça pra encher o tanque novamente. Verifique, na bomba, quantos litros entraram no tanque do seu carro. Então, fica simples! Você vai ter o percurso e a quantidade de litros gasta pra essa quilometragem. Basta dividir o valor do percurso pelo valor de litros. Aí você vai ter o consumo de combustível médio do seu carro. 

Como ter um cálculo de consumo de combustível mais preciso

Os quatro principais pontos que influenciam no cálculo da média do consumo de combustível do seu carro são:

  • Calibragem dos pneus
  • Trajeto percorrido
  • Alinhamento de direção, que deve ser feito a cada 10.000 km
  • Uso do Ar-Condicionado

Mantenha um padrão de uso nestes quatro pontos para realizar o cálculo do consumo de combustível com mais precisão. Se seu carro está consumindo acima do esperado para o modelo, vale a pena rever o modo como você dirige. A forma de condução do motorista influencia bastante no consumo. O alinhamento de direção e o balanceamento de pneus são fundamentais para uma redução do consumo. Se for a hora de realizar estes serviços, pode contar com a rede Betos Car!