Calibrar pneu e verificar o nível do óleo: onde é melhor? | Betos Car

A história é conhecida: na hora de calibrar os pneus e de verificar o nível do óleo do motor, o carro deve estar num local plano, sem inclinações. Isso é totalmente verdade? É o que a gente vai explicar pra você na #DicaBetosCar de hoje!

Vamos lá. A história é somente em parte verdadeira. Para conferir o nível do óleo do motor, puxando a vareta, o veículo precisa sim estar no plano. Caso haja inclinação, o óleo no cárter pode ir para um lado ou para o outro, distorcendo o resultado da verificação. Isto é, a vareta pode indicar mais óleo do que tem de fato, ou menos. Lembrando que medir o nível de óleo ajuda somente na busca por vazamentos ou alguma anomalia no óleo. Nunca pode ser o único indicativo para decidir realizar a troca de óleo. A troca de óleo deve ser feita seguindo as orientações do fabricante, conforme o manual do veículo, na quilometragem ou no tempo indicados, usando o lubrificante recomendado.

Já quando o assunto é calibrar os pneus, a história muda. Não importa se o carro está no plano ou inclinado. Aqui é importante mesmo a temperatura! Os pneus devem estar frios na hora de calibrar. Se estiverem aquecidos, há um aumento da pressão que vai distorcer a calibragem. O ideal é verificar semanalmente (ou ao menos a cada 15 dias) a pressão dos pneus e realizar a calibragem logo no começo do dia, antes de rodar muito.

Na dúvida, essas duas verificações (e muitas outras!) podem ser feitas gratuitamente sem compromisso pra você aqui no Centro Automotivo Betos Car. Garanta segurança e tranquilidade na sua rotina e evite imprevistos e prejuízos. Manutenção preventiva é sempre a melhor (e mais barata!) opção.