Calibragem dos pneus: como saber a pressão correta? | Betos Car

Manter a calibragem dos pneus correta pode parecer um detalhe irrelevante para o motorista. Mas, na verdade, é uma ação fundamental para a segurança e a economia! Na #DicaBetosCar de hoje, vamos explicar direitinho como saber a pressão correta pros pneus do seu carro e a sua importância. 

É preciso ter em mente que o pneu só funciona adequadamente com a pressão correta!

Como descobrir a calibregam dos pneus do meu carro?

É só perguntar no posto ou no borracheiro? Não é bem assim. Claro, um profissional pode saber sim de cabeça. Mas a responsabilidade é do motorista. Isso porque a a calibragem dos pneus varia de carro para carro e de modelo para modelo. Veículos que usam a mesma medida de pneu podem exigir calibragem diferente.

A pressão adequada para os pneus do carro é determinada pelo fabricante do veículo. Isso porque essa informação precisa de testes em várias situações e pressões, até que se estabeleça a mais segura e adequada ao carro.

Sua fonte de consulta deve ser sempre o Manual do Proprietário do Veículo. É lá, geralmente em destaque na contracapa, que você pode checar a calibragem do pneu ideal pro seu carro. Se não tiver mais a versão impressa com você, pesquise na internet. Atualmente, quase todas as marcas disponibilizam o manual de forma online.

Vale ressaltar que não existe apenas uma pressão ideal. A calibragem recomendada pode variar de acordo com o nível de peso (se o carro está cheio ou vazio) e com a via trafegada (se é pavimentada ou estrada de terra). Não tem mistério: na dúvida, confira no manual.

Mas por que é importante manter a calibragem do pneu indicada?

Vamos começar da pior situação: pressão inadequada pode levar ao estouro do pneu. Imagina o risco disso com o veículo em movimento?! Além disso, calibragem errada pode ainda dificultar a estabilidade e o controle do carro, afetando, consequentemente, o desempenho em curvas e freadas. Estamos falando da sua segurança!

Lembrando que pneu com a calibragem correta leva o carro a ser mais econômico e menos poluente. Vale a pena dedicar uns minutinhos por semana pra checar a calibragem, né?

Ficou com alguma dúvida sobre pneus? Fale com a rede Betos Car! Você pode entrar em contato diretamente com nossa equipe pelo WhatsApp. É só clicar aqui!