5 erros que vão detonar os pneus do seu carro | Betos Car

Os pneus de qualidade são feitos para ter boa vida útil no seu carro. Mas alguns erros do motorista podem detonar rapidamente os pneus e antecipar o momento da troca. Para ajudar você a economizar, explicamos na #DicaBetosCar de hoje quais são os 5 erros mais comuns que prejudicam os pneus. 

1. Ignorar balanceamento e alinhamento

Deixar de fazer o balanceamento das rodas leva a uma distribuição irregular de peso, o que interfere no comportamento do carro e causa o desgaste prematuro dos pneus. Enquanto deixar pra lá o alinhamento leva às famosas “puxadas” na direção do carro e à diminuição da durabilidade dos pneus.

2. Não calibrar os pneus corretamente

Os pneus devem ser calibrados com a frequência necessária e com a pressão correta. Veja no manual do proprietário qual a pressão de ar ideal para os pneus do carro. Nada de calibrar com uma pressão diferente pela dica de um amigo ou parente. Siga as instruções do fabricante ou, em situações atípicas, as orientações de um profissional. Pneus sem a pressão correta podem afetar a estabilidade do veículo e também vão se desgastar mais rapidamente.

3. Esquecer o rodízio de pneus

O rodízio de pneus é uma ação que ajuda bastante a aumentar seu tempo de uso. Ele ajuda a, quando for a hora da troca, seja preciso comprar apenas dois, e não quatro. Mas, se você deixar o rodízio de lado, talvez seja preciso trocar o jogo completo.

4. Dirigir descuidadamente

A forma como o motorista conduz o veículo tem impacto direto na durabilidade dos pneus. Quem passa por cima de buracos sem cuidado, sobe meio-fio, “cantando” pneu, faz curvas em alta velocidade e dá freadas bruscas detona o pneu e gasta mais. 

5. Deixar o carro parado por muito tempo

Se o carro ficar muito tempo parado na garagem,  além de danificar vários tipos de componentes do veículo, que não foram projetados para ficar inertes, a hibernação também vai deformar os pneus, exigindo a troca.