10 itens para checar antes de pegar a estrada | Betos Car

Preparando-se para viajar de carro? Então se liga na #DicaBetosCar de hoje com os 10 itens fundamentais para checar antes de pegar a estrada. Lembre-se: segurança sempre é o mais importante em qualquer percurso. 

O cuidado deve ser redobrado em viagens muito longas. Pegar a estrada exige sim preparação. Para ajudar você, preparamos um checklist de itens a serem revisados antes da viagem. O ideal é fazer essa checagem alguns dias antes, para ter tempo de realizar ajustes e manutenções necessárias para que tudo esteja em boas condições. Fugindo do jeitinho e com planejamento, pegar a estrada vai ter mais segurança e tranquilidade. .

Checklist antes da viagem

1. Níveis de água, óleo e combustível. Esses itens estão ligados diretamente ao bom funcionamento do veículo. No caso do combustível, calcule o consumo e programe bem as paradas para evitar sufoco.

2. Limpador de para-brisa. O limpador em bom estado garante a sua visibilidade na chuva. Melhor não arriscar na estrada, não é?

3. Faróis. São obviamente imprecindíveis para uma viagem noturna segura, e também necessários mesmo durante o dia. Mantenha os faróis sempre regulados.

4. Luzes de sinalização. Mais do que evitar multas, as luzes de sinalização auxiliam bastante em situações de risco, como ultrapassagens. 

5. Pneu Estepe. Aquele pensamento de "ah, não vou precisar" costuma ser a razão para problemas imensos quando o assuto é pneu estepe. Sim, você pode precisar e é melhor estar preparado.

6. Calibragem e estado de conservação dos pneus. Os pneus são fundamentais para o equilíbrio do veículo, a segurança dos passageiros e o conforto do motorista durante a viagem. Confira antes de pegar a estrada se eles estão em bom estado e calibrados

7. Cintos de segurança. Nem considere viajar sem eles! São absolutamente fundamentais para a segurança. Portanto, confira se estão todos em bom estado e na posição correta para a utilização de todos os passageiros, inclusive os do banco traseiro.

8. Discos de freio. Você prefere saber que os freios estão com problema somente quando já sentir dificuldades para frear o carro? Não, né? O ideal é fazer uma revisão para conhecer o real estado dos discos de freio.

9. Velas. Problemas nas velas de ignição estão ligados a falhas no motor, dificuldade nas retomadas ou aumento de consumo de combustível.

10. Componentes da suspensão. A estabilidade do veículo fica afetada quando há problemas na suspensão. Não arrisque na estrada!